Ao construir ou reformar um imóvel, é muito comum se deparar com a dúvida sobre qual revestimento usar no piso.
Até mesmo para designers de interiores e arquitetos esta pode ser uma tarefa desafiadora, sendo necessário levar em consideração mais do que o preço e a estética, mas também o espaço disponível e os benefícios de cada material, além de buscar atender às expectativas do cliente.
Pensando nisso, elaboramos um guia completo que irá auxiliá-lo a escolher e comprar o piso certo de madeira maciça para cada ambiente. Continue a leitura e confira as nossas dicas!
Tipos de pisos de madeira
No Brasil, existem várias espécies de madeira maciça, como, por exemplo, Ipê, Sucupira, Peroba, Cumaru, Tauari e outros. Essa variedade atende a todos os gostos, oferecendo desde opções mais claras às mais escuras.
Além disso, é possível encontrar uma grande diversidade de formas, tamanhos e cores ao comprar pisos de madeira maciça. Para escolher o que melhor se adequa ao ambiente é imprescindível se atentar às características de cada um e decidir qual deles atende às necessidades do seu projeto.
Piso de madeira espinha de peixe (Tacos)
Esse modelo é uma das variações do taco de madeira maciça e possibilita a combinação de diferentes formas ao revestir os ambientes. O que contribui para a elaboração de espaços com design criativo e ousado, sendo indicado para os quartos e ambientes de transição.
O taco é lixado no local, após a instalação e na fase do acabamento, é feita a aplicação de selador e até 3 demãos de vernizes para alto tráfego, os quais podem ser com acabamentos fosco, acetinado ou alto brilho.
Piso de madeira maciça (Réguas com comprimentos variados)
Também conhecido como piso pronto de madeira, o acabamento é realizado com várias camadas de verniz e uma de óxido de alumínio que garantem durabilidade, brilho e resistência. Como o nome indica, o design da madeira é composto por madeiras com corte fino e horizontal e sua aplicação é ideal para espaços maiores.
Benefícios do piso de madeira maciça
Além da diversidade de estilos, apresentada no tópico anterior, o piso de madeira tem vários benefícios, como os apresentados a seguir.
- Versatilidade: Os pisos de madeira maciça também podem ser instalados em ambientes internos ou externos, na forma de piso, assoalho ou deck. Assim, é possível personalizar a instalação, dando destaque para o piso e tornando o projeto único e integrado.
- Equilibra a temperatura: Nada melhor do que chegar em casa e descansar os pés no assoalho. A madeira é parte importante para trazer a sensação de aconchego e criar proximidade com a natureza.
- Durabilidade e qualidade: Ao realizar uma obra de construção ou reforma, o piso de madeira maciça, ou de madeira natural, como também é conhecido, oferece uma qualidade muito superior quando comparado a outros tipos de pisos, o que prolonga o seu tempo útil de vida. Além disso, são fáceis de conservar e nunca saem de moda.
- Renovam a energia: Os pisos de madeira natural funcionam como um filtro para a energia dos ambientes. Eles absorvem resíduos do ar, tornando-o mais puro, o que o torna sustentável devido a redução da emissão do gás carbônico na atmosfera. Além disso, os pisos proporcionam proteção antialérgica e antiácaros.
Como comprar pisos de madeira maciça?
Na hora de escolher e adquirir o seu piso de madeira maciça, leve em consideração os fatores mencionados anteriormente, e ainda: o tipo de ambiente que vai receber o revestimento, o fluxo de pessoas no local, qual a coloração combina melhor com o espaço, e se será resistente às intempéries às quais estará submetido.
Além disso, é importante ter em mente que teoricamente quanto mais clara a madeira, mais macia ela será, portanto, para locais onde haja o trânsito de muitas pessoas ou em que existam móveis muito pesados, é preferível optar por uma madeira de coloração mais escura, que resistirá melhor.
Cuidados com o piso de madeira maciça
Ainda que os pisos de madeira maciça sejam muito duráveis e fáceis de limpar, é preciso ter alguns cuidados para garantir uma durabilidade ainda maior. Evitar o uso de produtos químicos e álcool, por exemplo, é imprescindível para manter a coloração original da madeira. Faça a limpeza com uma vassoura de cerdas macias, e/ou pano úmido.
Manter tapetes na entrada do imóvel para a limpeza dos sapatos também é importante para evitar sujeiras e elementos abrasivos que possam arranhar o piso. Ao fazer a mudança ou trocar os móveis de lugar é importante usar um tapete ou pano macio entre o piso e o móvel, pois a fricção das peças pesadas pode danificar o piso.
Agora que você já conhece os principais tipos de pisos e seus diferenciais considere a compra dos pisos de madeira maciça para o seu projeto com a RMÜ Pisos de Madeira.
Nossa equipe especializada no assunto está disponível para te auxiliar na escolha.
Entre em contato conosco e agende já seu horário.